09/01/2015

Anna Netrebko - "Quando m'en vo' soletta"



"Quando m'en vo' soletta"
em "La Bohème", de Puccini. 1896.
com Anna Netrebko  

Quando men vo soletta per la via,
la gente sosta e mira,
e la bellezza mia tutta ricerca in me,
ricerca in me
Da capo a piè.

Ed assaporo allor la bramosia
sottil che dagli occhi traspira
e dai palesi vezzi intender sa
alle occulte beltà.
Così l’effluvio del desìo tutta m'aggira,
felice mi fa!

E tu che sai, che memori e ti struggi,
da me tanto rifuggi?

So ben:
le angosce tue non le vuoi dir,
non le vuoi dir, so ben,
ma ti senti morir!


Uma proposta de compreensão:

Quando ando sozinha na rua
As pessoas param e olham (para mim e para)
toda a beleza que há em mim
que há em mim
Da cabeça aos pés.

E então eu gosto do cheiro da cobiça
Que transpira dos teus olhos
Fica evidente que percebes os encantos
das (minhas) belezas mais escondidas.
Então, o cheiro do (teu) desejo é tudo ao meu redor
Isso me faz feliz!

E você (então), sabendo, lembrando e desejando
Você se esquivou de mim?
Eu sei muito bem:
Você não deseja expressar sua angústia
Mas você se sente como se estivesse morrendo!


Nota: Gravado em 2003, na Opera de Gala nas festividades de 300 anos de fundação de São Petesburgo.