26/10/2014

Milton Nascimento - "Cais"



Cais
Milton Nascimento
Participação de Carminho

Para quem quer se soltar invento o cais
Invento mais que a solidão me dá
Invento lua nova a clarear
Invento o amor e sei a dor de me lançar
Eu queria ser feliz
Invento o mar
Invento em mim o sonhador

Para quem quer me seguir eu quero mais
Tenho o caminho do que sempre quis
E um saveiro pronto pra partir
Invento o cais
E sei a vez de me lançar



Notas pessoais:
Para mim, que sempre realço versos irrelevantes e me apego a idéias sem particularidades.
Sonhadores inventam cais para partir, para se lançar. A cada um encontrar o porto inventado por outro, destino da aventura. Não há quem queira seguir mas só quem queira aportar, receber. O convite é para que outros façam o mesmo, não deseja companhia. Os versos dão à partida a chance do interprete procurar (ou querer ser) a chegada. Essa poesia fala só de esperança, como vista num relance dos olhos ao mirar atrás de si a partida dos locais certos, confrontada com o olhar fixo de quem quer um destino desconhecido. Muito sensível.

A participação de Carminha empresta graça própria e forças ancestrais aos temas dos mares, dos amores e das almas. Ó pá!