18/09/2012

"Shanah Tovah"




Mensagem postada em 17092012:

Querida amiga.

Lembrei-me que, quando ainda muito novo, um colega judeu passou-me as seguintes palavras, que resgatei de anotações antigas:

"L'shana Tova -- Ketivá ve-chatimá Tová”, 

Significa algo como: "Feliz Ano Novo, que você seja inscrito no Livro da Vida”.

Uma passagem da tradição, pelo que me recordo pouco, diz que no dia anterior ao ano novo, admite=se que todas as promessas feitas pelos homens sejam esquecidas, perdendo seu valor como peso na vida, e a alma entra no ano novo leve e limpa.

Não sei se das coisas que me recordo algo está correto, mas a mensagem me toca o coração: há muito a aprender com quem pisou antes nas pegadas que acreditamos serem nossas.

Shanah Towah!
Festa para o coração de todos e que tenham a alma leve! Para esses, sempre é Ano Novo!

Gabriel

Resposta:
Gabriel, meu querido amigo,

que lindo. a expressão é esta mesma.

Quanto ao período que vai de Rosh Hashaná até Yom Kippur, entre outras preces pedimos ao Altíssimo que nos perdõe pelas promessas não cumpridas e pelas promessas as quais não cumpriremos- é por tal motivo, que nós judeus não costumamos fazer algo que nos será dificiel fazer, em razão do ato do perdão.

Uma vez mais desejo que voce e todos nós sejamos inscritos no LIVRO DA VIDA e recebamos todas as bençãos do ALTISSIMO.

Shalom Aleichem

Assinado: "Aquela que veio para unir."