20/09/2012

I beg your pardon, Sir Churchill!

O dilema de Churchill.




Na 2ª Guerra Mundial, a Alemanha usava um código secreto para suas comunicações, chamado Enigma. A Inglaterra e outros países aliados colocaram seus melhores especialistas para descobrir o segredo e finalmente o decifraram. Quase que imediatamente a Inglaterra ficou sabendo que a cidade inglesa de Coventry,- famosa por sediar a fábrica de automóveis Jaguar-, sofreria um bombardeio iminente. O dilema que se apresentou a Churchill foi o seguinte: se a cidade fosse evacuada, salvaria muitas vidas imediatamente, mas os alemães perceberiam que a Inglaterra havia decifrado o código e o modificariam e as chances de vencer a guerra no futuro estariam prejudicadas. Considerando a perda da centenas de vidas daqueles que viviam em Coventry em comparação com uma enorme chance de conseguir descobrir todos os planos secretos alemães, como Churchill deveria agir?

O estadista decidiu não alertar Coventry. Centenas de pessoas morreram no final de 1941. Os países aliados ganharam a gerra.

O dilema é clássico: Decidir quando é melhor não revelar sua posição, visando um bem futuro, mesmo que isso signifique sofrer grandes perdas no presente.

Pelo dilema de Conventry, I beg your pardon, Sir, mas merece!



No The Churchill Bar, Meliã, Brasília, dia 13/set.