06/07/2012

Homenagem a Dr. Rubens Ferrari




"Meu nome é Gabriel.
Peço desculpas a todos em nome do colega de turma do Dr.Rubens Ferrari, Dr. Tito Costa, que infelizmente não pode estar aqui para proferir estas palavras.
Peço desculpas ao presentes, todos amigos ainda melhores que eu para falar de Rubens Ferrari. Prometo fazer o meu melhor.
Agradeço também a Dna. Ilza Ferrari por permitir que eu substituísse o Dr. Títo Costa nessa homenagem.


Falar do Dr. Rubens Ferrari é fácil, é doce, é bom, aquece o coração.
Difícil é alcançar toda a força moral e ética desse ser humano impar que conviveu conosco,como modelo para todos nós.
Não vou falar do intelectual Rubens Ferrari, do administrador, do juiz, do desembargador e presidente do Tribunal.
Posso e devo falar a respeito do homem Rubens Ferrari e de suas mensagens de vida.
Sua primeira grande mensagem é de simplicidade e de humildade. Com a simplicidade e humildade do ser humano que ele foi, construiu com ternura o seu presente.
A segunda mensagem é de amor pela justiça. Não só de amor pela justiça como instituição, mas também pelo amor às pessoas que fazem justiça: seus colegas juízes, desembargadores, seus queridos colegas servidores e principalmente aqueles que tem fome de justiça, aqueles que são destinatários de decisões divinas passadas por suas mãos humanas. Dessa forma ele construiu história.
A terceira mensagem é a da fraternidade. O Dr. Rubens Ferrari foi uma alma e um homem sempre disponíveis para ajuda ao próximo, estendendo suas mãos sempre que solicitado. Dessa forma ele construiu o futuro.
A síntese dessas três mensagens pode ser dada em uma fala que ele geralmente transmitia aos novos juízes que entravam no Tribunal por suas mãos. Dizia ele: "Você não é melhor, como ser humano, que o menor dos serventes."
Como exemplos e marcas dessa atitude, temos muitas histórias de sofrimento que foram suavizadas pelo carinho e pelo trabalho do Dr. Rubens Ferrari.
Em um momento em que a humanidade parece desnorteada e carente de valores, homenagear o Dr. Rubens Ferrari é resgatar a fé, resgatar a esperança, é resgatar a suavidade necessária no trato com o próximo.
É ouvir sua lição de vida de que só se vence o mal através do bem e através amor.
É reafirmar a lição de Tolstoi que disse: "O homem ama porque  o amor é sua essência."
Ferrari está presente entre nós, pois sua essência de amor fraterno vive no coração de todos nós, que continuamos, com carinho, a cultivar sua memória e, como nós, testemunhas de sua obra. 
Obrigado"


Homenagem à memória de Rubens Ferrari, presidente do TRT-SP de 1986/1988, proferida no Mosteiro de São Bento, Centro de São Paulo, dia 06 de julho de 2012, 14h.


Registro que no dia anterior chorei sozinho ao receber de Dna, Ilza a honrosa incumbência de homenagear a memória do Dr. Ferrari, tal o carinho que ele irradiava. 


Em tempo:


Na abertura, a sobrinha do Dr. Ferrari e Dna Ilza, "Ju" fez uma apresentação de flauta transversal emocionante.

TOMO A LIBERDADE DE POSTAR A MENSAGEM DE DONA ILZA, COM SUA DEVIDA AUTORIZAÇÃO. AGRADEÇO AS PALAVRAS GENTIS, AINDA QUE NÃO MERECIDAS.


Ilza Ferrari <...@uol.com.br> 6 de julho de 2012 23:29
Para: Gabriel Lopes Coutinho Filho


Gabriel,
Hoje quero agradecer-lhe pelo carinho que você sempre demonstrou por nós. Desde quando você era "aquele menino" como dizia o Rubens, e ele se referia a você com uma voz impregnada de ternura. Claro que não vamos tirar o mérito de ninguém. Ele amava muito a muitos, mas a alguns amava um pouco mais.
Quero agradecer-lhe pelo dia de hoje. Por ter-se empenhado em fotografar minha sobrinha no púlpito do Mosteiro, a foto ficou ótima! Por ter enfrentado todos os percalços decorrentes de uma véspera de feriadão, comparecido ao Mosteiro e transmitido a mais bela mensagem sobre um homem, emocionando-nos a todos
que tivemos a ventura de conviver com ele. Luiz Eurico ficou muito agradecido pelas generosas palavras a respeito de seu pai, Antônio Carlos (da Margherita Pizzaria) disse que você sintetizou em palavras tudo o
que o homem Rubens fora. Você conseguiu trazê-lo para junto de nós, emocionar-nos, revivê-lo em toda sua humanidade. Se for possível, mande-me uma cópia do que você disse. É quase uma oração... Muitos comentaram isso, por telefone. Sabe, você me lembrou muito o Rubens... Simples, bom, competente, inteligente... Outras pessoas disseram isso também.
E aproveito para dizer-lhe que a minha vida será melhor do que imaginei, porque sei que existem em meu universo anjos sem asas (amigos, segundo Byron) que pelo simples fato de eu saber que existem já é motivo suficiente para que possa seguir em frente, com mais segurança, certa de que posso estar só, mas
não sou só.
Espero que tenha gostado do Mosteiro. Conheço-os desde 1975, + ou -. Os vitrais são da Alemanha, e há um belíssimo vitral com a cena da Anunciação de Nossa Senhora, onde São Gabriel comunica-lhe que ela será a mãe de Jesus. Vale a pena ver. Inclusive o ícone ortodoxo na coluna de entrada à direita, em esmalte e pérolas barrocas do Pacífico.É uma imagem considerada milagrosa pelos russos.
Agora, desejo que o seu feriadão seja repleto de sol, para onde quer que vá. Descanse!
Grande abraço.
Ilza