24/07/2012

Fernando Pessoa - "Viajar?"




"Viajar? 
Para viajar basta existir.
Vou de dia para dia, 
como de estação para estação, 
 no comboio do meu corpo, 
ou do meu destino, 
debruçado sobre as ruas e as praças, 
sobre os gestos e os rostos, 
sempre iguais e sempre diferentes, 
 como, afinal, 
as paisagens são. 
Se imagino, vejo.
Que mais faço eu se viajo?
Só a fraqueza extrema da imaginação justifica
que se tenha que deslocar para sentir.
A vida é o que fazemos dela. 
 As viagens são os viajantes. 
O que vemos, não é o que vemos, 
 senão o que somos."






Mudança de paradigma histórico:
Quem vai para Portugal acompanhado de Pessoa, jamais perde o lugar!


Acréscimo em 26/07/2012

O verso ""Se imagino, vejo. Que mais faço eu se viajo? Só a fraqueza extrema da imaginação justifica que se tenha que deslocar para sentir.", por equívoco, não constou da publicação. Corrijo-o com meu pedido de desculpas.